Hey guys! 💖 Hoje trouxe minha amiga Fabiana que mora há dois anos na Irlanda para nos ensinar e nos ajudar a entender algumas diferenças de pronúncia, expressões e gírias entre o Inglês americano e o Inglês irlandês! Let’s do this! 🇺🇸🇮🇪

1 – “Craic”

De acordo com a Fabi, uma das coisas mais curiosas que ela encontrou foi a frase “what’s the craic?”. Essa expressão é uma versão mais informal para o “how are you” e “how you doing”, e é bem comum em lugares públicos como supermercados em Inglês. 

Porém, a pronúncia para nós pode até assustar, pois assemelha-se ao “crack” que em Inglês significa “rachadura”, ou até mesmo o nome de uma droga. 😮 A escrita é um pouco diferente, sendo “craic”.

Podemos dizer que a tradução da expressão “what’s the craic?” é “como vai”, e pode até ser uma variação de “what’s up!”, ou seja: é bem informal.

 

2 – “Mate”

Nós conhecemos o famoso “man” quando queremos dizer – bem mais informalmente – cara ou mano em inglês. Mas lá na Irlanda é muito comum usar “mate” ou “man”, assim como nos Estados Unidos. 😊

3 – “Unbelievable”

Outra palavra bem utilizada no Inglês irlandês é “unbelievable”que é uma variação de “awesome”. Essas duas palavras são utilizadas para expressar alegria, algo que você acha fantástico ou incrível. Afinal, é algo inacreditável!

Exemplo:

“I need to tell you what happened to me at the weekend! It was unbelievable!” / Eu preciso te contar o que aconteceu comigo no final de semana! Foi inacreditável!

4 – Pronúncia

Além disso, uma diferença também como é a pronúncia de algumas letras no inglês irlandês. Por exemplo, algumas palavras, o som do “TH” fica muito parecido com o som de “T” e também do “D”, como na palavra “thirty”, que ficaria “tirty”  e “this”, que ficaria com o som de “d” (“dis”).

Outro exemplo é o som do “R” na palavra “daughter”, que ficaria com o som de “a”, assim como a palavra “later”. Ou seja, é bem similar também ao inglês britânico.

 

Então espero que vocês tenham gostado do conteúdo dessa semana! 🙂 Deixe nos comentários qual foi a curiosidade que você achou mais interessante.

Follow me on InstagramTwitter and Facebook! Don’t forget to listening my classes on SoundCloud.

I’ll see you next week or every day on social media! See ya! 💖

 

Share This