Como se organizar para aprender inglês

Se organizar para estudar e aprender inglês é fundamental. Então, quero saber: quanto tempo você dedica para aprender inglês?

Hoje vou te dar algumas dicas para que você consiga se organizar e otimizar seus estudos, sendo assim, você vai conseguir absorver muito mais do que o esperado.

  • Estipule suas metas

Estipular o que você quer aprender e o quanto você vai estudar, faz com que você se dedique ainda mais. Afinal, quem não riscar itens de uma lista de tarefas, não é mesmo?

O que aprender: organize um cronograma para a semana e conforme for realizando as atividades, risque da sua lista (vou trazer em breve um passo a passo de como montar seu cronograma de estudos).

Quanto estudar: separe um tempo na sua rotina que você tenha certeza que conseguirá cumprir (vou falar ainda melhor sobre no próximo tópico).

  • Defina o tempo

Você já reparou que quando começamos a fazer academia, sempre queremos começar indo todos os dias e com o tempo essa motivação passa? Por isso, eventualmente acabamos desistindo de ir. Mas você sabe por quê isso acontece?

Sempre que decidimos realizar uma atividade nova, queremos determinar uma quantidade de tempo que não é sustentável para a nossa rotina. Logo, a rotina começa a ficar mais puxada e cansativa e desistimos.

Com isso em mente, é importante separar um tempo para estudar inglês que se encaixe na sua rotina. Um horário que não vai te deixar exausto e, muito pelo contrário, vai te deixar cada vez mais motivado a continuar.

Resumindo esse ponto: encontre o equilíbrio nos seus horário.

  • Jamais estude mais de 1h30 por dia

Com a minha experiência, percebi que quando um aluno estuda sozinho por mais de 1h30 por dia, ele começa a esquecer o conteúdo que tem estudado. Isso acontece porque o nosso cérebro tem uma capacidade máxima de assimilação por dia. Essa assimilação é o que faz o seu cérebro marcar o que você aprendeu como “importante” ou “não importante”.

Se for marcado como “não importante”, adivinha só? Você vai esquecer. Portanto, foque em estudar por menos tempo mas de forma mais eficiente.

  • Remova as distrações

Como tudo na vida que queremos aprender, precisamos de foco. Infelizmente não tem como ter foco com um milhão de distrações ao seu redor: mensagem do trabalho ou dos amigos, familiares gritando/conversando pela casa, cachorro querendo brincar, etc.

Foque no seu aprendizado:

  1. Desligue a TV
  2. Mute o celular (sem vibra também)
  3. Estude em um local apropriado (silencioso)
  • Horário fixo

Diferente do que você pensa, nosso cérebro precisa de rotina. Não adianta querer fazer qualquer coisa bagunçada porque o seu cérebro não vai assimilar o que está acontecendo. Defina:

  1. Os dias da semana que você vai estudar
  2. Os horários que você vai estudar
  3. Quanto tempo você vai estudar
  4. Onde vai estudar

Eu te garanto que com uma rotina determinada e estudando por aquele tempo de maneire ininterrupta, você vai conseguir assimilar e aprender muito mais coisas e consequentemente aprender muito mais rápido.

  • “Sara, eu não consigo lembrar dos meus novos compromissos, o que eu faço?”

Eu particularmente utilizo o alarme do meu celular para tudo. Inclusive para me lembrar de tomar um remédio. Então, quero te convidar a testar utilizar o alarme do seu celular como lembrete.

Por exemplo: vamos supor que você definiu que vai estudar todas às segundas e quartas dás 19:00 às 20:00. Coloque o despertador para às 18:45, assim você terá tempo de finalizar o que estava fazendo e conseguira se preparar para estudar.

Recomendo que antes de começar a estudar, você faça uma paus rápida de 5 minutos para tomar uma água, ir ao banheiro e se preparar.

Com o tempo você vai perceber como você tem transformado sua vida, o quanto você consegue aprimorar a sua auto disciplina. Em consequência, você vai começar a levar isso para outras atividades na sua vida.

Agora é só colocar a mão na massa!

Se você está procurando um curso de inglês que seja certeiro, clique aqui para conhecer o meu método sem compromisso.

Ouça esse conteúdo no podcast 🎧 e me acompanhe em tempo real no instagram 🚀

Compartilhe este Post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Acompanhe mais em nossos posts relacionados

ME SIGA NO INSTAGRAM PARA MAIS DICAS DE INGLÊS!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x