Hey guys! ?
Você provavelmente já fez alguma prova ou já estudou algum conteúdo que tenha algo em inglês. Seja uma simples palavra ou uma expressão idiomática, o inglês está cada vez mais presente na área acadêmica, como em artigos científicos, dissertações e também em provas.
Prepare-se que hoje iremos fazer um super aulão com a prova do Enem de 2018. A parte de inglês muita das vezes é temida pelos estudantes, por conta do conteúdo abrangente que poderá cair, vocábulos diferentes e até mesmo pela interpretação de texto.
Por isso vamos destrinchar a prova, além de aprender algumas técnicas para que você consiga assimilar melhor as questões e achar a resposta mais facilmente, sem necessariamente sem saber todos os vocabulários presentes na prova!
Uma dica é GRIFAR palavras-chave do texto, as palavras que você desconhece, e outras que poderão te ajudar a encontrar a resposta correta.
Além disso, procure compreender o enunciado e o contexto para começar a eliminar as alternativas e otimizar seu tempo.
So, let’s do this! ?
Cartum
A primeira questão do Enem de 2018 foi um cartum. Nele o aluno deveria interpretar o texto conforme o enunciado que dizia que o cartum era uma crítica à sociedade, pois a mesma exige algo do adolescente.
Já sabemos pelo próprio enunciado que o cartum contêm uma crítica. Verificando as alternativas já podemos tirar algumas conclusões:
a) se aposente prematuramente, b) amadureça precocemente, c) estude aplicadamente, d) se forme rapidamente, e) ouça atentamente.
Aqui, o aluno deveria atentar-se nas palavras-chaves para compreender o contexto do cartum e assim achar a resposta correta.
Fazendo a análise podemos concluir que a alternativa correta é a letra B. Na crítica presente no cartum, o jovem argumenta que com 5 anos já deveria ser mais “grandinho”, com 10 anos ele deveria ser mais maduro e já na adolescência ele teria que agir como um adulto, pois já estaria qualificado para ter sua previdência antes mesmo de concluir o ensino médio.
Analisando as alternativas, já podemos eliminar algumas alternativas como a letra C, D e E. Muitas pessoas devem ter se confundido entre a A e B, pois o cartum fala sim de aposentadoria. Mas a questão certa é a letra B, onde mostra que a sociedade exige que as pessoas amadureçam precocemente.
Separei um vocabulário que poderiam ser palavras que talvez fossem desconhecidas:
- “I was 5” – eu tinha 5
- “Big boy” – quando a criança não se “considera mais criança” e acha que já é “grandinho”;
- “Mature” – maduro;
- “Eligible” – qualificado;
- “Social Security” – previdência.
Interpretação / Lava Mae
A questão número 2 do Enem é uma notícia. Aqui não há figuras mas o aluno deveria fazer também uma interpretação de texto para compreender o conteúdo. Neste caso, talvez haja vocabulários mais desconhecidos. Por isso grifei também algumas palavras e as explicarei melhor! Vamos lá.
O enunciado pedia que o aluno relacionasse os vocábulos “shower”, “bus” e “homeless” com o texto. Fazendo uma análise rápida podemos perceber que no próprio título da notícia já existe duas dessas palavras.
As alternativas dessa questão são: a) empregar moradores de rua em lava a jatos para ônibus; b) criar acesso a banhos gratuitos para moradores de rua; c) comissionar sem-teto para dirigir os ônibus da cidade; d) exigir das autoridades que os ônibus municipais tenham banheiros; e) abrigar dois mil moradores de rua em ônibus que foram adaptados.
O texto refere-se ao projeto criado por Doniece Sandoval, uma ex executiva de marketing. Ela começou o Lava Mae em São Francisco, onde moradores de rua enfrentam diversos problemas, incluindo a falta de acesso à chuveiros e banhos. A ideia é reativar ônibus que estão sem uso e transformá-los em estações para banho para pessoas em situação de rua. Doniece espera oferecer cerca de 2.000 banhos por semana.
Fazendo a eliminação com base no que entendemos do texto, podemos excluir a alternativa A, C, D. Poderíamos até ficar com dúvida entre as questões B, C e E. Porém, se o estudante tivesse conhecimento das 3 palavras pedidas no enunciado conseguiria compreender o contexto. Algumas palavras como “among” e “aims” podem soar desconhecidas, mas o resto do conteúdo já ajudaria na resposta correta, que é a letra B.
Agora vamos para o vocabulário grifado:
- “Lava Mae” – nome do projeto;
- “on Wheels” – sob rodas;
- “Homeless” – morador de rua;
- “Among” – entre;
- “Face” – neste contexto, significa encarar;
- “Shower” – chuveiro, banho;
- “Shower stalls” – boxes de chuveiro;
- “Aim“- visar, objetivo, alvo;
- “Decommission” – desativar, retirar de serviço;
Interpretação / Kamala Das
A questão número 4 do Enem foi da Kamala Das, poetisa indiana. Essa questão está cheia de vocabulários que podem te ajudar a encontrar a resposta correta. O enunciado já dava margens ao conteúdo que estaria no poema, dizendo que a poetisa escreve suas obras em inglês, apesar de não ser sua primeira língua.
As alternativas são: a) usa a língua inglesa com efeito humorístico; b) recorre a vozes de vários escritores ingleses; c) adverte sobre o uso distorcido da língua inglesa; d) demonstra consciência de sua identidade linguística; e) reconhece a incompreensão na sua maneira de falar inglês.
Veja as palavras grifadas e tente compreender o contexto do texto para achar a resposta mais pertinente.
Analisando o conteúdo, Kamala Das diz que disseram para ela não escrever em inglês pois não era sua língua materna. Além disso, ela afirma que a língua que ela fala é distorcida e esquisita. Ela enfatiza também que isso pode ser até mesmo engraçado, mas é honesta, é humana como ela. Por fim, Kamala finaliza dizendo que isso lhe trás alegrias, anseios e esperanças.
Seguindo o contexto, a alternativa correta seria a letra E. A própria escritora reconhece que na sua fala pode haver uma incompreensão, pois o inglês não é sua língua materna, mesmo assim faz questão de se comunicar em outro idioma.
- “Distortion” – distorção
- “Queerness” – esquisitice
Interpretação / Comentário
A próxima questão é a 3 do Enem de 2018. Este texto é um pouco mais complexo, então é necessário analisar primeiramente o que pede o enunciado e quais palavras você desconhece para poder grifá-las.
No enunciado era solicitado ao estudante que analisasse o segundo texto, que é um comentário do primeiro referente ao site Khan Academy e qual seria a intenção do autor a dizer isso.
As alternativas eram: a) elogiar o trabalho proposto para a educação nessa era tecnológica; b) reforçar como a mídia pode contribuir para revolucionar a educação; c) chamar a atenção das pessoas influentes para o
significado da educação; d) destacar que o site tem melhores resultados do que a educação tradicional; e) criticar a concepção de educação em que se baseia a organização.
Já sabemos que o segundo texto é um comentário. Agora precisamos analisar o contexto que há por trás dele. Primeiramente, o autor confessa que nunca teve problema com a Khan Academy até recentemente. Para ele, o problema é como a plataforma está sendo promovida pela mídia, pois a maioria das pessoas influentes e com poder acham que a educação é “sit-and-get”, que significa uma educação passiva. O verdadeiros educadores visionários e revolucionários desejam fazer coisas melhores.
A partir desse contexto, podemos concluir que a alternativa correta é a letra E, pois o autor do comentário do segundo texto critica a concepção de educação proposta pela empresa.
- “i.e” – “that is” – isto é
Gostaram? ? Acho que já deu para ter mais ou menos uma noção de como é a prova e como você deve lidar com as perguntas, enunciados e interpretações! Te desejo muita sorte para o Enem e para toda e qualquer prova que você fizer!
Deixe nos comentários suas impressões sobre a prova e qual a estratégia que você faz para conseguir respondê-las da melhor forma! ?
See you!