Qual o significado de can, may, might e could? Essa é uma dúvida muito comum na gramática em inglês, principalmente, porque são palavras muito populares e portanto fáceis de se ouvir ao assistir seriados e filmes e ao conversar com nativos.

Preparei um jeito bem fácil de você compreender as diferenças entre essas expressões e nunca mais ter dúvidas sobre esse assunto. Vamos lá!

CAN e MAY

Como você provavelmente viu na videoaula que eu gravei e que está no topo dessa página (assista lá, hein! Será importante para treinar sua pronúncia!), há uma incerteza muito comum que é quando usar MAY ou CAN. Para identificar a diferença, pense o seguinte:

O termo ‘CAN’ é usado para dizer se alguma coisa que é possível ou se alguém tem a habilidade física para fazer alguma coisa. Já o termo ‘MAY’ é usado para fazer um pedido mais formal ou dar/negar permissão.

Por muitos anos eu tive que prestar muita atenção na hora de pedir algo para não errar em qual usar, mas com o passar do tempo você vai se acostumando e eles já se encaixam nas sentenças naturalmente.

Vamos ver alguns exemplos como usar essas duas expressões do jeito certo:

May I open the window, please? – Yes, you may. / No, I’m sorry, may not.

Posso abrir a janela, por favor? – Sim, você pode. – Não, me desculpe, talvez não.

Can you borrow this pencil to me?. Yes I can.
Você pode emprestar esse lápis para mim? – Sim, eu posso.

Eu considero essa dica muito interessante, porque faz você ter um “esforço” positivo para  acertar qual palavra usar e em qual frase usar. Isso é muito bom porque te leva a prática e quando praticamos algo ficamos bem melhores do que a primeira vez que fizemos aquilo.

Detalhe importante: os significados de “can” e “may” às vezes são confundidos com frequência até mesmo por nativos. Sendo uma confusão comum, pode ser difícil perceber quando se está cometendo um erro.

COULD e MIGHT

O ‘Could’ é usado para dizer que alguém tinha uma habilidade ou permissão para fazer alguma coisa. Pode ser usado em pedidos, mas não é usado para dar / negar permissão.


Por outro lado, o auxiliar ‘Might’ é usado para dizermos se alguma coisa é possível e para falarmos sobre ações e acontecimentos possíveis no futuro.

A palavra que você escolhe depende de qual nível de certeza você tem sobre a situação, e não há uma resposta certa ou errada em relação a qual usar.

Veja aqui exemplos de cada um deles na forma interrogativa:

Could I look at your map, please? – Yes, you can / may (could).
Eu poderia olhar o seu mapa, por favor? – Sim, você pode / poderia

Might you wake up late every day? – Yes, I can.

Você pode acordar tarde todos os dias? – Sim, eu posso.

GRAMÁTICA EM INGLÊS

Essas quatro palavrinhas em inglês representam um pouco da gramática em inglês e que podem causar um pouco de confusão. Então, o segredo é praticar diariamente para tornar o uso dessas expressões algo natural. Ok? Quero ajudar você a falar Inglês com confiança! Sei que você consegue!! 🙂

Espero que você tenha esclarecido a sua dúvida e ampliado o seu conhecimento em Inglês. Para conhecer mais sobre o meu trabalho, inscreva-se clicando em um dos botões dessa página ou na minha imagem que está do lado direito superior.

Se ficou com alguma outra dúvida, escreva nos comentários porque vou ler e responder seu comentário.

See you soon! 😀

Share This