Hey guys! Happy International Women’s Day! 💜

Dia 8 de março é celebrado o Dia da Mulher, portanto trouxe a história de 6 incríveis mulheres e suas contribuições sociais e acadêmicas.  😊

1 – Katherine Johnson

Nascida no dia 26 de agosto de 1918, Katherine Johnson é uma das mulheres mais importantes da matemática e atualmente possui 100 anos!

Além de física, matemática e cientista espacial, Katherine ficou conhecida por fazer o cálculo que possibilitou o primeiro voo tripulado para o espaço dos Estados Unidos. Ainda por cima proporcionou contribuições fundamentais para a aeronáutica, em especial em aplicações da computação da NASA.

Katherine trabalhou por décadas na NASA, onde calculava trajetórias, lançamentos e caminhos para muitos voos. Por isso é reconhecida pelo projeto Mercury, famoso por levar o homem pela primeira vez ao espaço, assim como o Apollo 11, responsável por enviar o primeiro homem à lua.

Para quem deseja conhecer mais sobre sua história, recomendo o filme “Estrelas Além do Tempo”.

Katherine Johnson, na NASA, em 1966 – Fonte: NASA

 

2 – Malala Yousafzai 

Malala Yousafzai, nascida no norte do Paquistão é ativista e militante dos direitos das mulheres. Malala foi baleada durante um atentado enquanto ia à escola.

Ela sofreu o atentado pois escrevia para um blog denunciando o que acontecia em sua cidade, afinal o acesso à educação para meninas é restrito. Imediatamente o atentado tornou-se conhecido mundialmente, dando ainda mais força para sua história de vida.

Malala virou defensora dos direitos das mulheres e com 17 anos foi a mais jovem a ganhar o Prêmio Nobel da Paz. Com sua autobiografia e documentários, viaja o mundo contando sua história e mostrando que as mulheres devem ter seu direito respeitado.

 

3 – Marie Curie

Marie Curie foi uma cientista polonesa com naturalização francesa. Curie é reconhecida pela Teoria da Radioatividade, bem como por ter sido a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel. Além disso, foi a única até hoje a ganhar o prêmio duas vezes.

Marie foi a primeira mulher a fazer doutorado na França e a primeira a ser admitida como professora na Universidade de Paris.

Também conduziu os primeiros estudos sobre o tratamento de neoplasmas. Também fundou institutos que até hoje são grandes centros de pesquisa médica.

 

Foto: Hypescience 

4 – Amelia Earhart

Amelia Earhart foi pioneira na aviação dos Estados Unidos, além de defensora dos direitos das mulheres, especialmente na aviação.

Além de ter estabelecido diversos recordes, Earhart foi a primeira mulher a receber a “The Distinguished Flying Cross”, condecoração recebida por ter sido a primeira mulher a voar sozinha sobre o Oceano Atlântico.

Amelia escreveu diversos livros sobre suas experiências de voo e ainda é um ícone para mulheres que desejavam pilotar.

Recomendo o filme”Uma noite no museu” (Night at the Museum: Battle of the Smithsonian), onde Amelia é interpretada por Amy Adams. 😊

Amelia Earhart em 1931 / Bettmann Archive

5 – Rosa McCauley

Rosa McCauley foi uma costureira e um dos principais símbolos do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos.

No dia 1 de dezembro de 1955 em Alabama, recusou-se ceder seu lugar no ônibus a um homem branco. E por isso foi criado o movimento “Boicote aos ônibus de Montgomery”, marcando assim o início da luta anti-segregacionista nos Estados Unidos.

Porém, recebeu apoio de lideranças de movimentos civis, como Martin Luther King. Rosa atuou como ativista dos direitos dos negros, participando de iniciativas e marchas pela igualdade.

Em 1998 foi a primeira pessoa a receber o International Freedom Conductor Award, dado pelo National Underground Railroad Freedom Center.

Após sua morte, a Apple a homenageou em seu site, publicando a foto de Rosa num ônibus, juntamente com o famoso slogan “Think Different“.

Don Cravens/ The LIFE Images Collection – Getty Images

 

6 – Ada Lovelace

Ada Lovelance foi a primeira programadora de computadores da história.

Nascida em 1815, ajudou o colega, Charles Baggage, no desenvolvimento da primeira máquina de cálculo, além de ser responsável pelo algoritmo que poderia ser usado para calcular funções matemáticas. O trabalho de Ada Lovelace permitiria que a máquina calculasse os números de Bernouilli.

Entre 1842 e 1843, criou notas sobre a máquina analítica de Babbage, que foram republicadas mais de cem anos depois. A máquina foi reconhecida como primeiro modelo de computador.

A máquina que Ada ajudou a criar não foi construída enquanto ela estava viva, porém, posteriormente uma linguagem de programação ganhou o nome “Ada”.

 

Muito bacana né? E ainda temos muitas outras mulheres para representar essa lista e que com certeza merecem todo o reconhecimento do mundo!

Thank you so much guys! I’ll see you next week or every day on social media! 💖

Follow me on InstagramTwitter and Facebook!