Gonna, Gotta e Wanna: contrações informais em inglês!

No vídeo de hoje eu ensinei algumas “contractions”, pequenas e informais contrações usadas na língua inglesa! Você já deve ter ouvido algumas como “Gimme, Gotta, I’mma” e deve ter ficado meio confuso, não é mesmo? Mas se você quiser aprendê-las e não se confundir mais, continue lendo…

Durante todos esses anos na área do ensino de inglês eu tenho me deparado constantemente com situações em que as pessoas que estão aprendendo inglês, por não se sentirem seguros ou por terem grandes dúvidas a respeito das contrações, acabam deixando de utilizá-las por medo de errar. Assim, infelizmente, elas perdem uma grande oportunidade de mergulhar mais a fundo na fluência da língua.

wanna gonna gotta
Contrações informais em inglês: Gonna, Gotta e Wanna

As contrações são muito utilizadas no dia-a-dia e mesmo no mundo dos negócios (nem pense em usar, se você está querendo ser contratado) entre os colegas de trabalho, tanto no Canadá quanto nos EUA. Porém, para os alunos iniciantes as contrações são causa de insegurança e eles estão sempre perguntando se podem ou devem utilizá-las. A questão não é se devemos usar ou não as contrações, mas como e quando usá-las.

Quando aprendemos uma segunda língua é comum fazermos um paralelo com a nossa língua materna e em muitos casos isso pode ajudar no aprendizado. Porém, existem situações em que não podemos fazer esse paralelo, e o uso das contrações (contractions) é uma delas, já que não é algo comum na língua portuguesa.

Contrações são uma forma mais rápida de falar algo, através da junção e abreviatura de duas palavras que estejam em sequência. Em português, temos como principal exemplo a junção das expressões “de” e “água”, que na forma contraída fica d’água.

Abaixo vamos entender o seu uso e analisar alguns casos que podem confundir os leitores e alunos. As contrações quase sempre se utilizam do apóstrofo para separar as palavras.

Vou mostrar aqui algumas formas contraídas de expressões e verbos que estamos acostumados a usar, alguns beeeem diferentes dos que nós do Brasil geralmente usamos:

Gonna = going + to

ex: I’m gonna do it now.

Gotta = got + to

ex: I’ve gotta go!

Wanna = want + to

ex: I wanna hug him soon.

Lemme = let + me

ex: Lemme go!

Gimme = give + me

ex: Gimme your heart so.

Outta = out + of

ex: Get outta here!

Kinda = kind + of

ex: Kinda outta luck.

I’mma = I’m + going + to

ex: I’mma do it now.

Hafta = have + to

ex: I hafta do it.

Dunno = don’t/ doesn’t + know

ex: I dunno what to ask.

As palavras em negrito se referem à forma contraída, e as da direita, quais palavras foram usadas para fazer a contração:

isn’t = is not

aren’t = are not

I’m = I am

He’s = he is ou he has

She’s = she is ou she has

It’s = It is ou it has

We’re = We are

You’re = You are (singular e plural)

They’re = They are

I’ve = I have

Don’t = Do not

Doesn’t = Does not

Didn’t = Did not

I’ll =I will (assim como You’ll = You will, etc.)

I’d = I would (assim como You’d = you would, etc.)

wouldn’t = would not

won’t = will not

gonna = going o

wanna = want t

wasn’t = was not

weren’t = were not

Bom, essas são as contrações que são mais utilizadas no inglês! Espero que vocês tenham gostado e aproveitado bastante. Não deixe de recomendar esse post pros seus amigos!!

Dica da Sara: Clique nesse post abaixo e conheça novas dicas de pronúncia

Curta, comente e compartilhe esse aprendizado super importante!

Compartilhe este Post

Acompanhe mais em nossos posts relacionados

ME SIGA NO INSTAGRAM PARA MAIS DICAS DE INGLÊS!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x