Mitos sobre a fluência

Hoje vamos esclarecer alguns pontos cruciais relacionados à fluência no inglês. Afinal, o que é fluência?

Todo mundo tem uma percepção diferente sobre a fluência, mas tem fatores muito importantes para levar em consideração. Principalmente porque existem diversos mitos relacionados a fluência. 

Eu vou abordar cada um desses mitos para esclarecer essa questão melhor porque se você tiver uma percepção “errada” sobre a fluência, você vai acabar se frustrando mais ainda e causando maiores bloqueios no seu aprendizado

Então é muito importante a gente desmistificar a questão da fluência e eu vou falar 100% dentro da minha experiência de mais de 20 anos no ensino do inglês como segundo idioma!

Vou falar sobre minha opinião e com isso você vai poder identificar aonde você está na sua jornada e talvez até mesmo se surpreender ao descobrir que você já tem algum nível de fluência em inglês. 

Depois de falar sobre os mitos da fluência, vou esclarecer o que é a fluência e quais os níveis que existem, porque sim, podemos dizer que existem níveis de fluência! 

  • Mito 1: Ser fluente é entender 100% de tudo sobre todos os assuntos. 
  • Mito 2: Ser fluente é ter a pronúncia perfeita, sotaque de um nativo, falar como um nativo da língua inglesa! Só vou falar que quando tiver uma pronúncia perfeita. 
  • Mito 3: Ser fluente é saber tudo sobre a gramática. 
  • Mito 4: Ser fluente é falar sem pensar, não esquecer nada em inglês quando for falar e as palavras não fugirem da cabeça. 

Mas então, o que é fluência?

Fluência é: 

  1. Se comunicar sem barreiras, fluir em inglês;
  2. Saber falar sobre as coisas corriqueiras do seu dia a dia, se fazer entender pelo outro e poder entendê-lo.

Não importa se você errar algo, esquecer uma palavra, se você fala com sotaque ou se sua pronúncia não está perfeita – se você consegue se comunicar, passar sua mensagem e compreender o outro – você já tem algum nível de fluência! 

Como assim níveis? 

Podem haver níveis de fluência. Fluência num certo nível, por exemplo, é se a pessoa consegue montar suas frases. Em outro nível é se a pessoa consegue juntar as frases. Em outro nível é se consegue fluir em parágrafos. Em outro nível é se consegue falar extensivamente sobre algo 

E existem provas internacionais que determinam o seu nível no inglês e o resultado é reconhecido à nível internacional pra saber se está apto à acompanhar uma vaga específica na empresa, ou se está apto à acompanhar um curso na faculdade, e por aí vai. 

Vou descrever rapidamente pra você esses níveis e o que eles significam na prática: 

  • A1/A2 – chamam de usuário básico  

– consegue falar algumas frases mas sem se alongar muito ou conseguir explicar muita coisa

– compreende um pouco mas ainda precisa ouvir mais devagar ou pedir pra repetir 

  • B1/B2 – usuário independente 

(geralmente aqui já apresenta os níveis de fluência que falei anteriormente, inclusive os nossos alunos alcançam esse antes mesmo de finalizar o curso.. imagina com o curso finalizado o quanto já podem progredir para níveis mais altos) 

– consegue expressar sua opinião mesmo que de forma breve, consegue justificar suas opiniões tb

– se vira em situações no exterior como uma viagem 

– entende sotaque mais comum talvez do americano padrão

  • C1/C2 – usuário proficiente 

– consegue transitar bem entre a comunicação informal e a comunicação formal 

– capaz de entender diversos sotaques de falantes de inglês

– pode compreender temas muito mais específicos como em palestras e cursos técnicos

Então, já desmistificamos a fluência, falamos sobre o que é fluência de verdade e até pudemos compreender melhor o que significa cada nível do padrão internacional.

Conta pra mim: como é o seu inglês? Você acha que se encaixa em algo que eu te falei ou algo mudou sua mente sobre sua fluência? O que mais fez sentido de tudo que leu e ouviu!!

Thank you so much! I’ll see you soon!

Ouça no podcast 🎧

Compartilhe este Post

Acompanhe mais em nossos posts relacionados

ME SIGA NO INSTAGRAM PARA MAIS DICAS DE INGLÊS!

Subscribe
Notify of
guest
1 Comment
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Giovanna
11 meses atrás

Adorei o artigo! Muita gente ainda pensa que fluência implica na ausência de sotaque, o que é absurdo já que todos temos sotaques.

1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x