Hoje vamos esclarecer alguns pontos cruciais relacionados à fluência no inglês. Afinal, o que é fluência?
Todo mundo tem uma percepção diferente sobre a fluência, mas tem fatores muito importantes para levar em consideração. Principalmente porque existem diversos mitos relacionados a fluência.
Eu vou abordar cada um desses mitos para esclarecer essa questão melhor porque se você tiver uma percepção “errada” sobre a fluência, você vai acabar se frustrando mais ainda e causando maiores bloqueios no seu aprendizado.
Então é muito importante a gente desmistificar a questão da fluência e eu vou falar 100% dentro da minha experiência de mais de 20 anos no ensino do inglês como segundo idioma!
Vou falar sobre minha opinião e com isso você vai poder identificar aonde você está na sua jornada e talvez até mesmo se surpreender ao descobrir que você já tem algum nível de fluência em inglês.
Depois de falar sobre os mitos da fluência, vou esclarecer o que é a fluência e quais os níveis que existem, porque sim, podemos dizer que existem níveis de fluência!
- Mito 1: Ser fluente é entender 100% de tudo sobre todos os assuntos.
- Mito 2: Ser fluente é ter a pronúncia perfeita, sotaque de um nativo, falar como um nativo da língua inglesa! Só vou falar que quando tiver uma pronúncia perfeita.
- Mito 3: Ser fluente é saber tudo sobre a gramática.
- Mito 4: Ser fluente é falar sem pensar, não esquecer nada em inglês quando for falar e as palavras não fugirem da cabeça.
Mas então, o que é fluência?
Fluência é:
- Se comunicar sem barreiras, fluir em inglês;
- Saber falar sobre as coisas corriqueiras do seu dia a dia, se fazer entender pelo outro e poder entendê-lo.
Não importa se você errar algo, esquecer uma palavra, se você fala com sotaque ou se sua pronúncia não está perfeita – se você consegue se comunicar, passar sua mensagem e compreender o outro – você já tem algum nível de fluência!
Como assim níveis?
Podem haver níveis de fluência. Fluência num certo nível, por exemplo, é se a pessoa consegue montar suas frases. Em outro nível é se a pessoa consegue juntar as frases. Em outro nível é se consegue fluir em parágrafos. Em outro nível é se consegue falar extensivamente sobre algo
E existem provas internacionais que determinam o seu nível no inglês e o resultado é reconhecido à nível internacional pra saber se está apto à acompanhar uma vaga específica na empresa, ou se está apto à acompanhar um curso na faculdade, e por aí vai.
Vou descrever rapidamente pra você esses níveis e o que eles significam na prática:
- A1/A2 – chamam de usuário básico
– consegue falar algumas frases mas sem se alongar muito ou conseguir explicar muita coisa
– compreende um pouco mas ainda precisa ouvir mais devagar ou pedir pra repetir
- B1/B2 – usuário independente
(geralmente aqui já apresenta os níveis de fluência que falei anteriormente, inclusive os nossos alunos alcançam esse antes mesmo de finalizar o curso.. imagina com o curso finalizado o quanto já podem progredir para níveis mais altos)
– consegue expressar sua opinião mesmo que de forma breve, consegue justificar suas opiniões tb
– se vira em situações no exterior como uma viagem
– entende sotaque mais comum talvez do americano padrão
- C1/C2 – usuário proficiente
– consegue transitar bem entre a comunicação informal e a comunicação formal
– capaz de entender diversos sotaques de falantes de inglês
– pode compreender temas muito mais específicos como em palestras e cursos técnicos
Então, já desmistificamos a fluência, falamos sobre o que é fluência de verdade e até pudemos compreender melhor o que significa cada nível do padrão internacional.
Conta pra mim: como é o seu inglês? Você acha que se encaixa em algo que eu te falei ou algo mudou sua mente sobre sua fluência? O que mais fez sentido de tudo que leu e ouviu!!
Thank you so much! I’ll see you soon!
Ouça no podcast 🎧
Adorei o artigo! Muita gente ainda pensa que fluência implica na ausência de sotaque, o que é absurdo já que todos temos sotaques.