Para melhorar o seu listening, o primeiro passo é entender que você precisa praticar a sua fala. Muitas pessoas acham que possuem “problema de listening” quando na verdade, muitas vezes não compreendem o que ouvem em inglês porque não sabem imitar, reproduzir, aquele som daquela palavra ou daquela frase. 

Vou te dar um exemplo prático que pode ser que já tenha até acontecido com você. Vamos supor que um gringo te pergunta: “como se diz ‘hello, how are you?’ em português?” e você, como bom brasileiro que é, vai ensinar: “Olá, como você está?”. Com isso, o gringo vai repetir “olá, como você está?”. Ele repete várias vezes até conseguir sem esforço.

Em outro dia, uma outra pessoa encontra com ele e pergunta “eae, como cê tá?”. O gringo não vai conseguir identificar o que ele ouviu porque ele não aprendeu a falar dessa forma. Se ele ouvisse “como você está” ele até entenderia mas com o nosso famoso “como cê tá”, fica praticamente impossível.

Por isso para melhorar o seu listening, você precisa aprender a falar como o nativo da língua inglês.  Como? 

Para melhorar o seu listening você vai precisar treinar as palavras soltas e os “blendings“. 

Da mesma forma que o gringo treinou as palavras soltas em português, o que faltou para ele foi treinar os blendings. Qual é o som daquelas palavras quando elas estão em função de outras palavras em uma frase? 

O som é “como cê tá” e além dele ter aprendido o correto “como você está”, é fundamental que ele aprenda a forma comum falada. Separei alguns exemplos no vídeo para as seguintes frases:

  1. O que você está fazendo? – What are you doing? 
  2. Você comeu?  – Did you eat?
  3. Leia para mim enquanto eu descanso. – Read to me while I rest.
  4. Eu trabalhei mas eu não estudei.  – I worked but I didn’t study. 
  5. Ele saiu às 8 horas. – He left at 8.

Esse exercício de prática é inclusive uma técnica que desenvolvemos chamada COACHING que é o treinador de pronúncia. Aplicamos essa técnica no curso presencial e online para mais de 1700 frases comuns e é um divisor de águas para a pronúncia dos nossos alunos.

Para melhorar o seu listening faça o seu primeiro contato com a palavra ser o som dela. 

Ouça em inglês para conhecer o som correto, repita para praticar a sua pronúncia e depois pratique vendo a escrita.

Por exemplo: se eu simplesmente te mostrar essa palavra: thigh – dependendo do seu nível você provavelmente teria que chutar a pronúncia simplesmente porque você não a conhece ainda. Então a forma correta de praticar seu listening é eu te dizer como pronuncia primeiro para você conhecer o som e já assimilar com a pronúncia.

Coxa – thigh (a pronúncia é igual a Thai de Thai Food – comida tailandesa) – assista o vídeo para aprender a pronúncia correta e praticar comigo.

Ex: Ela tem coxas fortes. – She has strong thighs.  

  • Dica extra: leia um livro em inglês acompanhado do audiobook e sempre que escutar uma pronúncia interessante, repita em voz alta.

Se você quer melhorar o seu listening, você precisa se expor à atividades em que você poderá ouvir bastante em inglês.

O ponto aqui é repetir junto para pegar a pronúncia. Não adianta ficar 4 horas ouvindo em inglês sem praticar. Se não, é como se você estivesse torcendo para aprender por osmose. 

Não se preocupe no que os outros vão pensar. Somente repita afinal das contas é para você melhorar seu listening! Repita quando assistir um filme. Cante junto com a música. Repita quando outra pessoa falar com você. 

Pare de ficar encanado com alguma palavra que você não entendeu.

Se você se apegar no que não entendeu, você vai perder todo o resto e acabar não entendendo nada. Às vezes isso acontece com a gente em outras matérias e assuntos também. A gente se pega focando naquele um detalhe que não entendemos e esquecemos de prestar atenção no resto, quando muitas vezes podemos compreender muito bem pelo contexto. 

Então, deixa passar para não perder o que vem pela frente. Muita coisa podemos entender pelo contexto.

Me conta aqui qual a melhor dica, na sua opinião.