Como aprender inglês sozinho

Hoje vamos conversar sobre como você pode aprender inglês sozinho. Vou te contar alguns pontos fundamentais que você precisa estar ciente quando tomar essa decisão. 

Mas antes, se você quer conhecer mais sobre minhas aulas e meu curso, clique aqui para ter mais informações e ver como o seu aprendizado no inglês pode ser simples e rápido, sem enrolação!

Me conte nos comentários: Como você estuda inglês? Vídeos, telegram, instagram, curso presencial ou online, me conta aqui.

Quero começar te falando sobre os 3 tipos de barreiras que você pode se deparar ao estudar sozinho: emocional, atitudinal e/ou intelectual. Entenda que aqui vai de aluno para aluno e de conteúdo para conteúdo. Então, você pode não apresentar nenhuma barreira em um conteúdo e todas em um outro, e está tudo bem.

  • Barreira Emocional

Aprender inglês é emocional, aprender qualquer idioma é emocional. Mas o que isso quer dizer Sara? Quando um aluno possui uma barreira emocional, quer dizer que ele não se sente seguro em falar inglês. Normalmente pede confirmação do teacher e precisa de incentivos, tem medo de se expor e cometer erros na frente dos outros. 

  • Barreira Atitudinal

Se você tem uma barreira atitudinal CUIDADO, você pode atrasar o seu aprendizado. Alunos que não fazem as atividades, não seguem cronogramas, mal assistem as aulas, tendem a atrasar o aprendizado consideravelmente.

  • Barreira Intelectual

Apresentar dificuldade de aprendizado faz parte e no geral pode acontecer com a maioria dos alunos. Às vezes com um conteúdo específico ou com o aprendizado geral do idioma, mas isso não quer dizer que o aluno é incapaz de conseguir aprender. Isso quer dizer que ele precisa de mais reincidência – que é o ato de ver a mesma coisa várias vezes de maneiras diferentes para que aquela atividade (ou assunto) se torne automático – em determinados assuntos e TÁ TUDO BEM porque cada aluno é um aluno. Pode ser que você tenha essa barreira com idiomas mas aprenda rapidamente a tocar instrumentos, por exemplo.

Como eu disse, tá tudo bem se você enfrentar mais de uma barreira ao mesmo tempo, mas para aprender inglês sozinho você precisa saber como identificar essas barreiras, fica bem menos complicado.

Um outro ponto que é importante é o que você vai estudar. É fundamental ter um guia de conteúdos para que o seu aprendizado seja linear. Existem diversos livros de inglês no mercado, que te ensinam desde a gramática até os mínimos detalhes.

Eu já contei algumas vezes pra vocês sobre como o meu método foi desenvolvido, então eu sei que não sou a melhor pessoa para te indicar livros de gramática principalmente porque sei que não é isso que vai te ajudar a se tornar fluente. No entanto, eu posso te indicar, de olhos fechados, o meu curso online que foi desenvolvido para brasileiros cobrindo pontos extremamente importantes e que fazem a total diferença para que você chegue no seu objetivo final: a fluência.

Então retomando, para aprender inglês sozinho vimos que é importante saber identificar as barreiras e o que você vai estudar. Além disso tudo, é muito importante que você saiba os quatro pontos principais que você precisa focar quando for estudar sozinho. 

  • Estrutura: a ordem estruturada dos tempos verbais (presente, passado e futuro).
  • Conectivos: utilizar corretamente os conectivos e saber como fazer alterações entre eles (por exemplo: substituir o but por however).
  • Reincidência: rever o conteúdo na quantidade ideal para que o seu cérebro fixe aquele conteúdo na sua memória de longo prazo e faça uma marcação como importante para que você não esqueça. 
  • Coaching: Treinar a sua velocidade de fala e ao mesmo tempo a sua compreensão. Saber escrever é importante, mas você não vai ouvir e nem falar exatamente o que escreve. Por exemplo: did you, no inglês americano falado, vira didju (fazer blending).

Vimos que para estudar inglês sozinho você precisa saber identificar qual barreira pode estar te atrapalhando naquele momento, vimos que é importante ter um guia, seja um livro ou o meu curso online e os quatro pontos principais para manipular o seu conhecimento e chegar a fluência.

Conta pra mim: Você se identificou em alguma barreira? Se sim, qual? Se não, conta como você faz para estudar inglês sozinho.

Thank you so much for watching! I’ll see you soon!

Ouça no podcast 🎧

Compartilhe este Post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Acompanhe mais em nossos posts relacionados

ME SIGA NO INSTAGRAM PARA MAIS DICAS DE INGLÊS!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x